Para quem usa e abusa de saltos altos tenho uma má notícia.
Digo-vos que esta notícia é para mim também.
Eu adoro usar saltos altos e aliás eles ficam-me muito bem.
Então é assim:
O salto alto provoca efeitos secundários na velhice. Um estudo realizado recentemente no Norte da América afirma que o uso de sapatos apertados e de salto alto pode, mais tarde, implicar dores.
Chega mesmo a doer! As mulheres que durante a sua juventude usaram calçado apertado e salto alto, têm maior risco de ter dores na parte de trás do pé, no tornozelo e no tendão de Aquiles.
Pelo menos é essa a conclusão a que chegou um estudo que examinou a ligação entre sapatos e dores no pé, baseado em mais de 3.378 homens e mulheres de Framingham, Massachusetts (EUA), com uma média de idade de 66 anos.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usaram principalmente calçado confortável, como ténis ou sapatos desportivos, durante a sua juventude, reduziram seu risco de dores nos pés para mais da metade, em comparação com as mulheres que usaram sapatos medianamente confortáveis, como os de sola dura ou sola de borracha.
No entanto estes dois grupos estavam em minoria, sendo que mais de 60% disseram ter usado, no passado, saltos altos, sandálias e chinelos. As mulheres que usaram essas variações estavam entre aquelas com maior risco de vir a ter dores na parte de trás do pé, no tornozelo e no tendão de Aquiles.